Influenciadores digitais: usar ou não para divulgar a minha marca?

Para diversas empresas, trabalhar com influenciadores digitais ainda é um assunto polêmico e pouco explorado. Isso acontece porque muitos empreendedores ainda não acreditam ou não veem sentido em fazer parceria com profissionais que trabalham apenas com a internet.

No entanto, aos poucos esta ideia está sendo derrubada e as empresas já estão começando a apostar em influencers para alavancar sua marca e aumentar as vendas. Se você ainda está na dúvida quanto a este assunto, não se preocupe! Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor esse universo e como um influenciador digital pode ser benéfico para o seu negócio. Partiu?!

Afinal, por que as pessoas seguem os influencers?

Os influenciadores digitais nada mais são do que pessoas, marcas, personagens ou grupos que se popularizaram no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e outras redes sociais, gerando conteúdo para diversos públicos. De acordo com a última pesquisa realizada pela Nielsen, o Brasil é campeão mundial em número de influenciadores digitais na categoria Instagram. Atualmente, existem cerca de 10,5 milhões de influencers com, pelo menos, mil seguidores cada um.

Sendo assim, eles representam uma boa parte dos negócios envolvendo publicidade e comunicação, gerando novos hábitos de comportamento na sociedade. Hoje em dia é comum ver pessoas acompanhando rotinas de desconhecidos e comprando produtos indicados por eles. As razões para elas seguirem esses influenciadores são diversas: receber dicas rápidas de compras, produtos de beleza, receitas ou viagens, acompanhar a rotina de pessoas que pensem como elas ou que contribuam com algo em suas vidas, etc.

Outro motivo bastante comum é, além de ver a rotina, ter a possibilidade de interagir com esses “famosos”, o que pode fazer com que as pessoas que estão acompanhando sintam que aqueles influencers são como seus amigos. Motivos não faltam para que esse público virtual seja tão procurado para fazer parcerias e divulgações pois, independente da razão de ter tantos seguidores, eles cumprem o que prometem: trazer visibilidade, resultados e lucro para as marcas.

Influenciadores têm forte poder de persuasão nas redes sociais

Segundo estudo feito em parceria entre o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) do Centro Universitário FAAP e a Emplifi, empresa de monitoramento de redes, que foi divulgado em agosto de 2022, os influencers têm 17 vezes mais interações com usuários do que marcas no Instagram. O relatório aponta que as interações do público com os influenciadores digitais nas redes sociais são muito superiores do que com perfis de marcas.

Isso mostra – e explica – porque tantas marcas, pequenas, médias e grandes, estão investindo intensamente em influencers para divulgar seus produtos e gerar vendas. Isso faz parte do Marketing de Influência, uma ferramenta que merece ser observada com muita atenção pelos empreendedores.

Os dados do relatório apresentam números impressionantes da interferência que um influenciador digital pode ter sob seus seguidores. Por exemplo, os influencers publicando a partir de dois posts no feed por semana conseguem 82.041 interações em seus perfis, enquanto marcas conhecidas alcançam apenas 4.893 interações publicando três posts por semana.

Dessa forma, o estudo comprovou que os influenciadores conseguem cerca de 17 vezes mais interações em seus perfis. Então, será que não vale mesmo a pena investir no trabalho desse pessoal para crescer e divulgar a sua marca?

Trabalhar com influenciadores digitais dá retorno?

Dependendo do seu nicho e do que você almeja alcançar com a sua marca, é bem provável que os influenciadores corretos ajudem muito a sua empresa. Mas, para isso funcionar bem, é necessário escolher um influencer que tenha a ver com o seu produto e compartilhe de valores parecidos com os seus. Acredite, isso faz toda a diferença.

Existem influenciadores em todos os ramos, alguns específicos para assuntos como confeitaria, casa e decoração, turismo, entre outros e profissionais que são de estilo mais genérico, falando sobre temas variados. Tem para todos os gostos, ops, nichos!

Falando de forma mais detalhada, há os influenciadores ‘celebridade’, que costumam falar sobre diversos assuntos de forma genérica e, por interagirem com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, eles têm um público bem maior e misto. É importante saber que esse tipo de influenciador tem um bom alcance e relevância, já que geram engajamento e ajudam a converter leads.

Também existem os influenciadores ‘autoridade’, que dominam determinado assunto e costumam ser bastante procurados por marcas regionais, sendo respeitados dentro de seus segmentos. Já os pequenos influenciadores, que não possuem milhões de seguidores, também podem ser importantes na divulgação de uma marca. Estes fazem um conteúdo mais segmentado e têm boa relação com empresas do mesmo nicho (como games, esportes, decoração, etc). Agora é só escolher o que mais se enquadra no seu segmento e surfar essa onda!

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E aí, você se convenceu de que trabalhar com influenciadores digitais é uma boa ideia? Nos acompanhe no Instagram e no Facebook e conheça nosso trabalho especializado em marketing digital. Somos uma agência de marketing focada em soluções criativas de alta performance. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!