Nos últimos dias 8 e 9 de novembro, Gramado, na Serra Gaúcha, foi palco da 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo. Com uma programação repleta de inovações, palestras inspiradoras e a presença de grandes nomes do setor, o evento se consolidou como um dos maiores e mais importantes do Brasil e da América Latina.
A Agência Penso esteve presente acompanhando o evento, já que a maioria de nossos clientes atuam no setor de turismo. Estar no Festuris 2024 nos permite entender as tendências do mercado, fazer networking e estar mais próximos dos nossos clientes, como o Garden Park Gramado e o Parque do Caracol, que estavam presentes realizando ações no evento.
Autoridades celebram a bandeira do Rio Grande do Sul durante o
Festuris 2024 em Gramado – Foto: Comunicação Festuris
A abertura oficial do Festuris 2024 foi marcada pelo descerramento da fita inaugural, realizado na tarde de 8 de novembro, em frente ao pavilhão Araucária, no Serra Park. O evento contou com a presença de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, o deputado estadual Joel Wilhelm, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato. Juntos, acompanharam os CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, que também participaram da abertura oficial do evento.
Este momento de celebração ocorre em meio a um processo de recuperação e reconstrução para o estado do Rio Grande do Sul, que vem se reinventando após os desafios enfrentados neste ano, especialmente as tragédias climáticas que impactaram o estado. A retomada do turismo na Serra Gaúcha é um reflexo da força e resiliência do RS. A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é um marco importante para o turismo no Rio Grande do Sul. Com maior conectividade e acessibilidade, a Serra Gaúcha, especialmente Gramado e Canela, se beneficia com o aumento do fluxo de turistas.
Este avanço não só facilita a chegada de visitantes, mas também reforça a posição da região como um destino cada vez mais estratégico para o turismo nacional e internacional. A recuperação e o crescimento do setor são claros sinais de que, apesar dos desafios, o Rio Grande do Sul segue firme em sua jornada de desenvolvimento e excelência turística.
Culturas de todo o Brasil presentes no Festuris 2024 – Foto Comunicação Festuris
O Festuris 2024 foi uma vitrine de diversidade, com estandes de todo o Brasil oferecendo uma ampla gama de experiências. Os visitantes puderam conhecer as belezas naturais e culturais de diferentes regiões do país, desde os encantos do Nordeste até as tradições do Sul, passando pela riqueza da Amazônia e os pontos turísticos do sudeste e centro-oeste. As apresentações culturais e as experiências interativas dos destinos brasileiros proporcionaram uma imersão completa na diversidade do turismo nacional.
Oficina Gastronômica no Festuris 2024 – Foto Comunicação Festuris
Além dos destinos brasileiros, a feira contou com a participação de 53 destinos internacionais, superando os 40 do ano passado. Entre eles estavam países da América Latina, como Argentina, Chile e México, e destinos da Europa, como Portugal, Espanha e França. Países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibete e Turquia também marcaram presença. Uma grande novidade foi a estreia de Dubai, nos Emirados Árabes, que trouxe o luxo e a sofisticação de um dos destinos mais procurados do mundo.
A República Dominicana, convidada de honra desta edição, teve destaque com a presença do vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, que expressou seu encantamento com o evento e os encantos de Gramado, ressaltando a importância da feira como uma plataforma para estreitar laços turísticos entre os países.
Cão Robô foi um dos destaques do Festuris 2024 em Gramado – Foto: Comunicação Festuris
Durante o Festuris deste ano, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com uma das grandes inovações do evento: o cão robô do Exceed Park. Batizado de Cid, o cão robô encantou o público com seus movimentos programados, como dar a pata, abanar e até formar um coração com suas patinhas. A presença do Cid no evento trouxe um toque tecnológico, combinando inovação e o caráter lúdico que sempre marca Gramado, conhecido por suas atrações e parques turísticos.
Pentacampeão mundial com a seleção brasileira, Denilson compartilhou histórias de sua vida e
destacou a importância do turismo – Foto: Comunicação Festuris
A 36ª edição do Festuris também foi palco de um bate-papo inspirador com o pentacampeão mundial de futebol, Denilson Oliveira. No Meeting, o grande palco de conteúdo da feira, Denilson compartilhou com os profissionais do turismo suas reflexões sobre trabalho em equipe, valores familiares e a importância de entregar sempre o melhor.
“Quem trabalha com turismo, trabalha diariamente com o sonho das pessoas. Um pequeno detalhe pode destruir o sonho de uma família que trabalhou o ano inteiro para fazer uma viagem no Natal”, afirmou o ex-jogador, lembrando que cada detalhe conta na experiência do cliente.
O Parque do Caracol, cliente da Penso, marcou presença no evento ao lado da Secretaria de Turismo do Governo do Rio Grande do Sul. Durante a feira, os representantes do parque tiram a oportunidade de interagir com profissionais do setor, fortalecer a marca no mercado e divulgar as novidades que serão implementadas a partir de março de 2025 no parque. Para saber mais sobre as novas atrações, confira o artigo especial que preparamos em nosso blog.
Leia mais sobre as novidades do Parque do Caracol para 2025
O Garden Park Gramado, cliente da Agência Penso, também teve uma participação de destaque na 36ª edição do Festuris. Representado no estande da churrascaria Garfo e Bombacha, o parque apresentou suas atrações e experiências que aliam natureza e entretenimento para todas as idades.
Nos meses que antecederam o evento, nossa equipe trabalhou no desenvolvimento de materiais de divulgação e estratégias para fortalecer a presença do Garden Park Gramado, Parque do Caracol e Bela Vista Café Colonial no Festuris, impulsionando sua visibilidade e atraindo novos relacionamentos.
A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado superou todas as expectativas, confirmando seu papel como um dos maiores eventos de turismo da América Latina. Os CEOs do evento, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, anunciaram um crescimento de 9% em relação ao ano passado.
Um dos principais destaques foi o volume de negócios gerados, que superou a meta inicial de R$ 400 milhões. No total, o evento gerou R$ 480 milhões em negócios nos dois dias de feira, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para profissionais do setor.
Além disso, a participação do público também superou as expectativas. Inicialmente, a meta era atingir 12 mil participantes, considerando os impactos das tragédias climáticas que afetaram o Rio Grande do Sul em maio. No entanto, a marca foi ultrapassada antes mesmo do início do evento, com mais de 15 mil pessoas circulando pelos pavilhões do Serra Park ao longo do Meeting e Feira de Negócios.
Esses números demonstram o crescimento contínuo e a relevância do Festuris, consolidando Gramado como um destino turístico de referência no Brasil e na América Latina.
O Festuris 2025 já tem data definida: será de 06 a 09 de novembro de 2025. Sem dúvida, mais uma grande oportunidade para os players atuantes no trade turístico se encontrarem e discutirem o futuro do setor.
Impulsione sua empresa ao próximo nível e se destaque no mercado! Fale conosco e garanta soluções de alta performance para a sua empresa. Nos acompanhe no Instagram e Facebook e conheça nosso trabalho especializado em marketing digital. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!
Fontes: Comunicação Festuris, PanRotas, Governo do RS