Com tantos recursos surgindo a todo instante, o Instagram é um verdadeiro parque de diversões para os apaixonados por redes sociais e tecnologia! A plataforma costuma escutar os pedidos de seus usuários e inserir novas e úteis funções com frequência. No entanto, algumas destas novidades podem passar despercebidas e, por isso, nós viemos aqui elencar alguns dos novos recursos da plataforma caso você tenha perdido. Vem com a gente saber mais!
Instagram de 2022 e suas semelhanças com 2023
O ano de 2022 foi importante para a plataforma por conta das diversas mudanças que a rede apresentou. Em 2023, muitos destes recursos receberam atualizações, novos surgiram e até outros, mais antigos e que os usuários sentiam falta, voltaram para a rede social.
Dentre as mudanças de 2022 que receberam atualizações em 2023, estão as curtidas em stories e feed cronológico. As curtidas, no caso, surgiram para complementar a função de “reações” dos stories, sendo uma espécie de botão que fica na parte inferior de todos os stories. Este recurso veio para ajudar na interação com conteúdos que o usuário tenha gostado bastante, mas que não queira enviar um emoji específico.
Já o feed cronológico era uma realidade desde muito tempo e perdeu força quando o Instagram implementou um novo algoritmo, que dava mais visibilidade para as preferências dos usuários e não a ordem em que os conteúdos eram postados.
Porém, depois de muitas reclamações do público, o Instagram resolveu trazer de volta a versão cronológica para o feed da rede social.
Mudanças no Instagram em 2023
Em 2023, muitas transformações aconteceram na plataforma. O TikTok, rede social famosa por vídeos curtos, ganhou ainda mais força neste ano e trouxe um sinal de alerta para o Instagram. Com muitos recursos admirados pelos usuários, o TikTok acabou servindo de modelo para novas funcionalidades do Instagram, que buscam oferecer um melhor desempenho dos conteúdos e mais interação entre os usuários. Confira algumas novidades que surgiram em 2023:
Reels mais longos: os vídeos estilo reels foram bem recebidos na plataforma e, até então, têm um alcance melhor do que as imagens estáticas. Por isso, o Instagram resolveu apostar mais neste formato e atender a um pedido dos usuários, que era aumentar o tempo destes vídeos. Agora, é possível gravar reels de 90 segundos até 15 minutos de conteúdo, se tornando uma espécie de IGTV – mas, este último já perdeu a popularidade.
Selo de verificação pago: antigamente, o selo de verificação das páginas era algo exclusivo para perfis com relevância, engajamento e credibilidade dentro do Instagram – principalmente por conta do alto número de seguidores. No entanto, em 2023 houve a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk e surgiu a ideia de vender selos de verificação nesta plataforma. Sendo assim, o Instagram resolveu seguir a mesma tendência e já está testando a função na rede social. Disponível em apenas alguns países, a funcionalidade, que é um tipo de assinatura, também oferece outras opções além do selo de verificação, como suporte com atendimento humano e maior alcance das postagens, e está disponível em alguns países – mas não no Brasil. A previsão é de que chegue para todo o mundo em breve.
Posts fixados: é possível fixar até três posts na grade do feed do seu perfil. A novidade está disponível para todos os usuários, tanto empresas quanto pessoas físicas, e serve para destacar alguma publicação mais relevante. Sendo assim, alguns posts seus que tiveram mais curtidas, visualizações ou que você queira destacar por algum outro motivo, podem ficar evidenciados em seu perfil com esta função.
Collabs: outra ótima forma de engajamento são as postagens compartilhadas. Esse tipo de post, que também pode ser chamado de Collab, é uma forma de compartilhar o mesmo conteúdo em dois perfis diferentes. Ou seja, você posta algo no seu feed e pede para fazer uma collab com outra pessoa (dependendo do seu conteúdo), ela aceita e a imagem/vídeo irá aparecer no perfil das duas pessoas. Isso ajuda bastante a aumentar o engajamento, alcance e a atrair novos seguidores.
Gostou das novidades?
Já deu para notar que o time do Instagram está focado em trazer cada vez mais novidades para a plataforma, não é mesmo? Vamos aguardar as próximas notícias sobre a rede social e iremos atualizar aqui para vocês!
Enquanto isso, nos acompanhe no Instagram e Facebook e conheça nosso trabalho especializado em marketing digital. Somos uma agência de marketing focada em soluções criativas de alta performance. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!