Dentre os diversos serviços que oferecemos para os nossos clientes, o desenvolvimento de marca é uma das partes mais importantes para um negócio dar certo. Sendo assim, hoje iremos falar mais sobre branding e rebranding, que nada mais são do que termos criados para gerar mudanças na imagem de uma empresa.
Separamos aqui três marcas nas quais fizemos uma mudança ou criação do zero na identidade visual, além de explicar para vocês como funciona nosso trabalho. Você verá os motivos por trás de cada escolha de elemento, cor, fonte e muito mais. Vem conhecer a Penso!
Parece estranho, mas vamos te explicar! Sabemos que os nomes em inglês podem confundir um pouco a cabeça mas, basicamente, branding e rebranding são mudanças na identidade visual de uma marca. Isso pode interferir no nome da empresa, cores, elementos utilizados no logotipo, etc.
Mas qual a diferença de um para outro? Apesar dos nomes serem bastante parecidos, há uma boa diferença entre ambos. O branding é o que norteia a marca, um conjunto de ações que envolvem os valores da marca, o propósito e o posicionamento que ela terá perante o público. Fazem parte do branding a criação do nome, imagens associadas à empresa, símbolos, logos, slogans e outros elementos que representam a marca.
Já o rebranding é uma estratégia que, a princípio, se parece muito com o primeiro termo, mas tem uma diferença bem nítida: ele é uma alteração naquilo que já existe. Ou seja, se você tem uma marca há um tempo e quer reformular ela ou atualizar de acordo com o mercado de trabalho, talvez o rebranding seja uma ótima estratégia para o seu momento. Neste serviço o branding existente é analisado e são pensadas formas de reestruturar a marca. Podem ser alterados elementos, identidade visual e até o logotipo.
A identidade do República é cheia de referências e homenagens ao universo geek. O logotipo acima é repleto de conceitos, como a estilização da escrita, mais voltada para esse lado retrô e descolado ao mesmo tempo. A frase “Press start to play” é praticamente auto explicativa, ela remete ao início de um jogo de videogame, tanto por conta de sua fonte em pixel quanto pela memória dos jogos dos anos 1980/1990.