Engana-se quem pensa que as pequenas empresas não precisam cuidar do seu marketing. Campanhas, estratégias e conteúdos específicos precisam fazer parte da rotina de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso artigo!
Marketing para pequenas empresas: Como funciona
Mesmo com um público menor, é fundamental oferecer um bom serviço aliado a uma boa experiência para as pessoas. O objetivo é sempre um só: fidelizar os que já são clientes e trazer mais pessoas para o seu nicho. E tem mais, as pequenas empresas também têm diversos concorrentes e, se não avaliarem bem suas estratégias, podem acabar ficando para trás nessa corrida.
Mas, não se desespere! O marketing não é um bicho de sete cabeças e existem atividades que podem ajudar a destacar o seu negócio e ganhar o coração do público. Em todo caso, ter uma agência de marketing de confiança também é importante para ajudar você a lidar com esse universo.
Crie a identidade visual da sua marca
Planejamento e identidade visual são as orientações básicas quando falamos de marketing para pequenas empresas – e grandes também. A identidade da sua marca é essencial para mostrar quem você é e qual o seu objetivo. Além disso, é importante manter-se fiel às características do seu negócio e utilizar ferramentas adequadas às suas demandas.
Afinal, o que torna uma empresa real é a composição de cores, fontes e toda a parte gráfica da marca, fazendo com que ela seja reconhecida pelo público. Tanto a identidade quanto o logotipo e a persona, contribuem para gerar um laço de identificação do público com a marca – e isso é o começo de tudo. Viu como é importante trabalhar bem essa parte antes de criar boas campanhas de marketing?
Marketing para pequenas empresas: Os clientes estão dentro e fora da internet
Use e abuse das ações online e offline. Apesar do mundo estar migrando para o universo virtual, a parte física ainda é bastante requisitada e necessária para um bom marketing. Ambas fazem parte das estratégias essenciais, mas cada uma com o seu objetivo. Atualmente, as pessoas recorrem à internet para pesquisar tudo praticamente, principalmente informações sobre alguma empresa.
Por isso, a parte virtual é tão importante quanto a física, porque o seu futuro cliente pode estar (e provavelmente está) nos dois lugares. Conhecer os hábitos do seu público também é importante para você saber como se comunicar com ele, se precisa investir em outdoor, anúncios em rádio ou TV, etc.
Coloque sua empresa nas redes sociais
Não adianta fugir, as mídias sociais fazem parte da rotina de grande parte das pessoas e elas ditam as tendências. Ter um perfil nas principais redes sociais é essencial em uma boa estratégia de marketing para pequenas empresas. O público poderá conhecer e avaliar o seu trabalho/serviço, além de interagir com a sua marca e criar uma boa identificação. Lembre-se: tão importante quanto vender é criar uma conexão com as pessoas, então invista na humanização da sua marca.
Marketing para pequenas empresas: Blogs e sites são importantes
Algumas pessoas podem achar que sites e blogs estão um pouco defasados, mas isso com certeza é um mito. Um site e blog bem estruturados podem fazer toda a diferença na hora de apresentar o seu produto/serviço e atrair novos clientes. Pense no site como uma loja própria da sua empresa, igual a física, mas no mundo online.
Ele serve de vitrine para o seu serviço/produto, então você precisa ter um site e blog bem estruturados, rápidos, com ótimo layout, organizados e de fácil navegação. Não esqueça, também, que as pessoas usam a internet por meio de diferentes aparelhos eletrônicos, então o seu site precisa ser adaptado para diversas telas, como computador, celular, tablet e outros. Afinal, a experiência online precisa ser tão boa quanto a offline.
Faça networking e parcerias
Nenhuma empresa sobrevive sozinha. De um jeito ou de outro, você precisa ter uma boa rede de contatos e parceiros que te ajudem a criar novas oportunidades. Para isso, uma boa ideia é participar de eventos na sua área, feiras, exposições, realizar promoções e ações com profissionais que farão a sua marca ser lembrada quando as oportunidades surgirem, entre outros.
No entanto, preste atenção ao tipo de parceria que você vai realizar, pois não são todas que podem se encaixar com o perfil da sua empresa. Nesse tipo de contrato, as ações realizadas precisam ser satisfatórias para ambos, então pense bem na estratégia. Dentre as opções, você pode investir em descontos para clientes em comum das duas empresas ou alguma ação que sirva tanto para o online quanto offline. No virtual, outra estratégia que funciona bem é a criação de conteúdos colaborativos com o parceiro, divulgação em sites/blogs, etc.
Marketing para pequenas empresas: Não esqueça do básico
De nada importa você e sua agência criarem inúmeras estratégias de marketing para alavancar a sua marca, se o básico não está sendo bem feito. E sabe o que seria esse “básico”? Um ótimo atendimento, simples assim. Afinal, quando mal atendido, os clientes costumam não contratar o serviço novamente e nem comprar o produto. Ou pior, podem falar mal da sua empresa para amigos e parentes, além de divulgar a experiência ruim na internet para milhões de pessoas. Já pensou?
Cliente satisfeito quase sempre retorna, então invista em um bom atendimento para fidelizar seu público. Isso ajuda bastante na credibilidade e confiança que a marca passa. Essas pessoas são as que vão indicar a sua empresa para outras, fazendo o que chamamos de marketing “boca a boca” – que é tão importante quanto outras estratégias. Ah, e nem precisamos falar que esse atendimento excelente precisa acontecer tanto no mundo online quanto offline, não é mesmo?
Conte com a Agência Penso
Essas são apenas algumas dicas importantes sobre marketing para pequenas empresas para você aplicar no seu dia a dia. Se a sua marca está precisando de um empurrãozinho, fale conosco e garanta soluções de alta performance para a sua empresa. Nos acompanhe no Instagram e Facebook e conheça nosso trabalho especializado em marketing digital. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!