5 livros que todo profissional de marketing precisa ler

Entender o marketing pode ser complexo quando não temos as ferramentas necessárias. É aí que entram os livros! Buscar conhecimento nunca é demais e, por isso, hoje resolvemos apresentar a vocês cinco livros indispensáveis para todos os profissionais de marketing. Foi difícil escolher apenas cinco, já que a literatura voltada para este assunto está crescendo cada vez mais e trazendo diversas novidades, mas você vai gostar dos nossos escolhidos! Vem com a Penso conferir as dicas!

1 – Estratégia Competitiva (Michael Porter)

Este livro, que foi publicado nos anos 80 mas ainda é bastante atual no mercado, traz uma nova visão sobre o trabalho de marketing. A obra discute a competitividade e como uma empresa pode lidar com um cenário competitivo. O autor também faz uma análise da saúde de um negócio, que ele chama de “5 forças de Porter”, onde Porter aponta formas de lidar com cada uma dessas forças.

2 – A Cauda Longa (Chris Anderson)

O livro de Chris Anderson traz um novo olhar para os tradicionais conceitos de segmentação de mercado e nicho. É considerado um livro muito importante no mundo do marketing, já que ele marca a transição do mercado de massa para o mercado fragmentado em diversos pequenos grupos de consumidores. Sendo assim, a obra apresenta esses consumidores com hábitos e necessidades específicas, levando o universo do marketing a ganhar novos rumos.

3 – Marketing 3.0 (Iwan Setiawan, Hermawan Kartajaya, Philip Kotler)

Este livro mostra como o tipo de consumidor mudou e evoluiu ao longo do tempo. Marketing 3.0 traz a necessidade de entender esse novo cliente, que busca por serviços e produtos que vão além do comum. Esse consumidor quer participar mais, interagir, expressar suas opiniões e o mercado precisa estar pronto para isso, desenvolvendo produtos e serviços que satisfaçam as necessidades do cliente e que, também, sejam práticos e criativos.

4 – A Vaca Roxa (Seth Godin)

Godin é um dos mais consagrados profissionais de marketing dos Estados Unidos e, nesta obra, traz uma visão ampla de como a publicidade e o marketing devem atuar. Com cada vez mais informações e tecnologia, é necessário ir mais longe e “pensar fora da caixa” na hora de convencer alguém a comprar o seu produto ou serviço. Afinal, uma simples propaganda já não faz tanto sentido na hora de atrair os consumidores. O livro, então, retrata essa nova busca de ações e estratégias que tornem a sua marca exclusiva e ganhe destaque no mercado, para seguir no topo e lucrando.

5 – Hooked (Nir Eyal)

Hooked é um ótimo livro para entender o motivo de alguns produtos atraírem mais nossa atenção do que outros. Afinal, o que nos faz gostar de um produto específico? Além disso, a obra traz um debate sobre como algo pode se tornar um hábito comum em nossa rotina. Em Hooked, você entenderá os hábitos dos consumidores e, de quebra, ganhará dicas importantes para criar produtos de sucesso.

Gostou das nossas recomendações?

E você, quer dar ainda mais destaque para a sua marca? Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais Instagram e Facebook e conheça nosso trabalho especializado em marketing digital. Somos uma agência de marketing focada em soluções criativas de alta performance. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!